Camille Pissarro
Nascimento
Jacob Abraham Camille Pissarro (Charlotte Amalie, ilha de São Tomás, então parte das Índias Ocidentais Dinamarquesas, hoje Ilhas Virgens Americanas, 10 de julho de 1830 – Paris, 13 de novembro de 1903) foi um pintor francês, um dos fundadores do impressionismo e o único artista a participar de todas as oito exposições do grupo realizadas entre 1874 e 1886.
Infância e juventude
Seu pai, Abraham Frederic Gabriel Pissarro, era um judeu português de Bragança que, ainda criança, se mudou com a família para Bordéus, onde havia uma comunidade de judeus portugueses refugiados da Inquisição. Sua mãe, Rachel Manzano-Pomie, era crioula.
Aos 11 anos, Camille foi enviado a Paris para estudar em um internato, mas retornou à ilha de São Tomás para ajudar nos negócios da família. Contudo, sua paixão pela arte o levou a mudar de rumo. Em 1852, tornou-se amigo do pintor dinamarquês Fritz Melbye, que o convidou para participar de uma expedição enviada pelo governo das Antilhas Dinamarquesas à Venezuela para estudar a fauna e a flora locais, onde Pissarro permaneceu por dois anos.
Aos 23 anos, conquistou sua independência e, em 1855, mudou-se para Paris com o apoio de Anton Melbye para iniciar sua carreira artística. Encantou-se com as obras de Camille Corot e fez amizade com outros artistas que se tornariam importantes nomes do impressionismo, como Paul Cézanne, Claude Monet e Charles-François Daubigny. Junto a Monet, passou a pintar ao ar livre em regiões como Pontoise e Louvenciennes. Em 1861, casou-se com Julie Vellay, com quem teve oito filhos.
Falecimento
Pissarro faleceu em 13 de novembro de 1903, sendo sepultado no Cemitério do Père-Lachaise, em Paris.