Claude Monet
Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) foi um pintor francês, amplamente reconhecido como o mais famoso entre os artistas impressionistas.
O termo “Impressionismo” surgiu a partir de uma crítica feita por Louis Leroy, pintor e escritor, a uma das obras iniciais de Monet, intitulada Impressão, nascer do sol. Leroy comentou ironicamente: “Impressão, nascer do sol – eu sabia! Se estou impressionado, é porque há uma impressão lá. E que liberdade, que leveza no pincel! Um papel de parede é mais trabalhado que esta cena marinha.” Apesar de ter sido usado de forma depreciativa no início, Monet e outros artistas adotaram o termo, cientes da transformação que estavam promovendo na arte.
Infância e juventude
Mulheres no jardim (1866)
Claude Monet nasceu em Paris em 14 de novembro de 1840, no 9º arrondissement. Seu pai, Claude-Auguste, era dono de uma pequena mercearia. Quando Monet tinha cinco anos, a família se mudou para Le Havre, na Normandia. Seu pai esperava que ele seguisse no negócio da família, mas Monet desejava ser pintor. Sua tia, Marie-Jeanne Lecadre, que também era artista, foi quem o incentivou a seguir a carreira artística.
Em 1851, Monet ingressou na escola secundária de artes, ficando conhecido na cidade por suas caricaturas. Por volta de 1856, nas praias da Normandia, ele conheceu Eugène Boudin, pintor que trabalhava frequentemente ao ar livre e que lhe ensinou técnicas de pintura a céu aberto.
Família
Após o falecimento de sua mãe, em 28 de janeiro de 1857, Monet, então com 16 anos, abandonou a escola e foi morar com sua tia Marie-Jeanne Lecadre.
Nesse mesmo período, mudou-se para Paris para estudar pintura, onde conheceu Camille Monet, sua primeira esposa, que se tornou modelo de várias de suas obras, aparecendo diversas vezes em um mesmo quadro.